Diademais

Curiosidades sobre a cerveja que você precisa e deveria saber

1. Beber cerveja no copo ou na garrafa faz diferença?

 

Sim! Quando se bebe a cerveja direto na garrafa, a boca entra em contato com os vestígios de metal deixados pela tampa e isso interfere no sabor da bebida. Inclusive, uma dica para diminuir o gosto de metal que a cerveja pode apresentar é armazenar a garrafa sempre em pé, para que o líquido não entre em contato com a tampa metálica e o sabor não seja afetado.

2. Cerveja boa é cerveja com espuma?

Sim! A espuma desempenha um papel fundamental na cerveja. Ela é muito importante para uma melhor degustação da bebida.

A cerveja sem espuma pode ter defeito na fabricação, e também existem alguns fatores que podem interferir na produção da mesma, como a limpeza do copo, resíduos de detergente, gordura ou batom.

A espuma também ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo, pois evita que o líquido entre em contato com o ar.

3. Por que a garrafa de cerveja é tradicionalmente marrom?

Tem um motivo por ela ser dessa cor: o marrom da garrafa ajuda a proteger o líquido dos raios ultravioletas, além de preservar o sabor e o aroma da bebida.

Também existem garrafas verdes, criadas após a Segunda Guerra Mundial como sinal de qualidade para a cerveja, já que são produzidas com um lúpulo diferenciado, modificado industrialmente e, consequentemente, mais caro.

Entretanto, as garrafas de cor verde e até as de outras cores mais claras não protegem a cerveja da luz como as garrafas de cor marrom. Assim, independentemente da qualidade da cerveja, elas estão mais propícias a estragar com o tempo.

4. Cerveja escura favorece o sexo!

Os ingredientes das cervejas escuras são ricos em ferro e antioxidantes, que aumentam a circulação sanguínea. Esse aumento, por sua vez, faz com que os órgãos sexuais atinjam seu potencial, tornando o sexo mais prazeroso.

5. Cerveja é comprovadamente saudável!

Uma pesquisa realizada na Califórnia, com 128.934 pessoas de diversas idades (publicada na Revista Scientific American e divulgada pelo Dr. Drauzio Varella), comprovou que o consumo diário de até 25 gramas de álcool pode ser benéfico para a saúde, pois melhora a saúde arterial e, com isso, ajuda a proteger o coração, a fortalecer os músculos e a prevenir alguns tipos de câncer.

Vale lembrar que o consumo de qualquer substância alcoólica deve ser moderado e seu excesso tem o efeito reverso, podendo trazer danos graves para a saúde.

6. Qual o significado das bolhas no copo?

As bolhas presentes na espuma da cerveja têm relação direta com a qualidade da mesma. Bolhas maiores servem como um alerta para má qualidade da cerveja e também indicam que o copo não foi limpo corretamente.

7. Cerveja tem gás na composição

Inclusive é uma combinação entre proteínas especiais e o gás dissolvido que forma a espuma da cerveja, enquanto o aroma é liberado através da evaporação desse gás.

8. A geladeira existe graças à cerveja

Em 1856, o australiano James Herrison recebeu uma importante missão: criar um aparelho que refrigerasse as cervejas de uma fábrica.

Dito e feito! Ele produziu o equipamento que, de início, foi usado para fins industriais. A partir daí, a geladeira se popularizou e evoluiu até se transformar no que conhecemos hoje, tudo graças a cerveja!

Ficou surpreso com as curiosidades que separamos sobre cervejas artesanais e industriais?

Agora queremos lhe ouvir! Você conhece alguma curiosidade que não está no texto? Conta pra gente nos comentários.

 

10 MARCAS DE CERVEJAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL:

Marcas de cerveja mais vendidas no Brasil

 

1)     SKOL

A “cerveja que desce redondo” não ocupa apenas a primeira posição, mas também se destaca como a 5° entre as marcas de cerveja mais vendida em todo o mundo, ocupando 2,2% do mercado mundial. Originalmente, foi lançada na Europa em 1964, vindo para o Brasil apenas no ano seguinte.

Cerveja Skol - Marcas de Cerveja

Cerveja Skol

2)     BRAHMA

Conhecida  por sua suavidade, também é produzida pela Ambev e faturou a medalha de prata no ranking das marcas de cerveja mais vendidas. Apesar de ser totalmente brasileira, também marca presença em diversos países, como Bélgica, Rússia, Estados Unidos, China, Holanda, Irlanda, Ucrânia,  França, Inglaterra e em toda a América Latina.

Cerveja Brahma - Marcas de Cerveja

Cerveja Brahma

3)     ANTÁRCTICA

Sem dúvida, uma das marcas de cervejas brasileiras mais tradicionais, tendo sido lançada pela empresa antes mesmo do famoso  refrigerante de guaraná. Foi criada em 1888, na primeira fábrica do País a produzir a bebida em baixa fermentação.

Cerveja Antárctica - Marcas de Cerveja

Cerveja Antárctica

4)     SCHIN

Entre as marcas de cerveja, a Schin tem conquistado seu espaço, ocupando a quarta posição no ranking. O rótulo, do tipo pilsen, é produzido pela Brasil Kirin.

Cerveja Schin - Marcas de Cerveja

Cerveja Schin

5)     ITAIPAVA

Bastante popular, a Itaipava foi criada em 1993 e já achou um lugarzinho à mesa. Originalmente produzida em Petrópolis, no Rio de Janeiro, essa marca de cerveja costuma ser muito presente como patrocinadora em eventos automobilísticos.

Cerveja Itaipava - Marcas de Cerveja

Cerveja Itaipava

6)     KAISER

Nascida na belíssima Minas Gerais pelo dono de uma franquia da Coca-Cola, a Kaiser entra é uma das marcas de cerveja mais conhecidas do Brasil.

Cerveja Kaiser - Marcas de Cerveja

Cerveja Kaiser

7)     CRYSTAL

A marca de cerveja chegou a produzir versões da Pilsen nos sabores limão e guaraná. Ficou bastante conhecida por ter sido a primeira a vender latas com um selo de proteção.

Cerveja Crystal - Marcas de Cerveja

Cerveja Crystal

8)     BOHEMIA

Também oriunda de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Bohemia foi criada por um mestre alemão no ano de 1853. Com toda essa tradição, a marca também figura como uma das marcas de cervejas mais vendidas no Brasil.

Cerveja Bohemia - Marcas de Cerveja

Cerveja Bohemia

9)     BAVARIA

Quem lembra da propaganda com Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano? Conhecida como a “cerveja dos amigos”, pertenceu à Antarctica antes da fusão com a Ambev.  Hoje, é produzida pela Heineken e é uma das marcas de cervejas mais vendidas.

Cerveja Bavaria - Marcas de Cerveja

Cerveja Bavaria

10)   CHOPP BRAHMA

A versão chopp da marca de cerveja passa pelo mesmo processo de produção, porém o envasamento é feito de forma diferente.

Cerveja Chopp Brahma - Marcas de Cerveja

Chopp Brahma

O que achou da lista? Vale ressaltar que existem outras marcas de cerveja que são bastante aceitas no País, como a holandesa Heineken e a norte-americana Budweiser. Contudo, essa pesquisa indica somente os rótulos genuinamente do Brasil.

Sendo assim, depois de conhecer esse ranking, qual dessas marcas de cervejas brasileiras é a sua favorita?

Tags:, , ,